segunda-feira, 1 de outubro de 2007

28!

Ora cá estou eu! Tarde mas estou, a convite do meu amigo Pescas, a quem mando aqui uma abraçada forte e obrigada pelo convite!;)

Andei aqui ás voltas com os meus neurónios a pensar o que escrever... e só me ocorre uma ciosa na verdade! Embora tenha um blog inteirinho só meu para o fazer acho que é o início deste meu texto, que espero que não seja um enorme e aborrecido testamento! Já vão perceber... é que ultimamente assim que começo a escrever é tão difícil parar... ando num cada vez maior turbilhão de sentimentos e quero cada vez mais mandar esse turbilhão cá para fora (juro que não sou eu que ando a provocar os terramotos na Indonésia!:p). E já tanto que escrevi e ainda não disse nada!lol

Pois bem, aqui vai: sou Mãe! eu... que há tão pouco tempo andava na escola a chorar por não ter resposta ao bilhetinho que escondi dentro do estojo daquele rapazinho tão engraçadinho. Eu...que há tão pouco tempo andava revoltada com tudo e com todos e que batia com as portas lavada em lágrimas porque ninguém me entendia... Eu, que há tão pouco tempo estava tão confusa porque não percebia porque é quem eu queria e desejava não estava nem aí e quem eu não via nem sentia me queria dar tudo! Eu, que há tão pouco tempo perdia horas a fazer ginástica com os meus irmãos tão pequeninos ao som de Beach Boys... Eu que há tão pouco tempo só pensava e vivia para mim! Mas depois descobri-o, encontrei-o finalmente! Sim, a ele, a esse bicho raro que todos querem mas nem todos encontram ou até que chocam com ele mas não perceberam e passaram ao lado, porque simplesmente não souberam ver que há muito mais para além de um "eu"! Eu descobri que há um "nós", onde dois "eus" se encontram e dão as mãos com o compromisso sério e a responsabilidade de traçar um caminho comum, independentemente dos obstáculos que aparecem no caminho, independentemente da velocidade a que, hoje em dia, insistem em fazer o tempo passar por nós! O Amor obriga-nos a parar de vez em quando, todos os dias de preferência, e olhar, nem que seja por um segundo para nos encontrarmos naquele "tu" que é tão "eu"! E hoje percebo, ao olhar para o meu filhote que o "nós" é tão grandioso e intenso que faz desaparecer por completo o "eu" egocêntrico com que nascemos. Pensamos sempre na nossa profissão, no nosso ordenado, na nossa vida, nos nossos problemas, na nossa realidade, nos nossos sonhos, na nossa pessoa, em querermos mais e mais sem olhar a meios e a quem, quando a felicidade faz-se de pequenos nadas: sorrisos, olhares, dormir tranquilamente no calor dos (a)braços que nos protegem e nos fazem sentir tão bonitos, mesmo gordas ou com celulite ou pobres ou chatas ou baixas, ou refilonas e rabugentas! É tão fácil amar assim...basta por de lado o "eu" que só quer mandar e exigir, o "eu" que só procura e quer o "tu" quando o vazio se instala e não pensa, não sente, não exige na mesma moeda! É injusto e é uma perda de tempo! Há tempo para festas, para curtir a vida e para ser irresponsável mas há o dia que temos mesmo de crescer e assumirmos que temos um objectivo na vida e lutar por ele! A vida é curta mas suficientemente comprida para conseguirmos dar a volta, para conseguirmos crescer e aprender a abrir as mãos aos outros e contrariar a natureza com que nascemos: já repararam que os bebés nascem com as mãos fechadas? Dependentes e egoístas! Mas a vida com os seus sabores e dissabores ensina-nos muita coisa e há que lutar por valores e encontrar um caminho. O meu caminho é tão mais bonito e colorido e saboroso desde que ele nasceu! O meu "eu" agradece-te filhote, o "tu" do pai também te agradece por nos dares todos os dias este "nós" que nos fez crescer mais um bocadinho e que nos faz sentir tão cheios! Estamos prontos para ultrapassar todos os momentos bons, muito bons, menos bons e assim-assim que nos esperam. Espero e desejo ardentemente fazer de ti um Homem de coração cheio e dar-te todo o carinho que exigia dos outros quando era assim tão pequenininha...e isso foi há tão pouco tempo! Sei que o nosso "nós" é daqueles tão apertadinhos e resistentes que nada nem ninguém vai conseguir desatar...nunca! Fiquei ainda mais sensível aos outros e ás crianças que são e serão sempre o futuro, os "nós" das amarras do mundo e que tantas vezes não têm o carinho e a segurança interior para crescerem com equilibrio e com vontade de lutar, não nas guerras materialistas e egoístas de todos os dias e que se destroem tudo e todos a cada dia que passa. Eles têm de lutar pela felicidade e pelos sorrisos dos outros e ter a convicção que alguém, um "tu" vai por certo também lembrar-se do sorriso do seu "eu"! Para se receber tem de se aprender a dar! E dar sem esperar receber em troca, dar sem interesse ou segundas intenções!
Deixemo-nos de palavras bonitas e teorias e passemos urgentemente à prática! O mundo agradece!

LOL eu avisei que isto ia ser cruel... as minhas mais sinceras desculpas a quem acha este testamento uma lamechice pegada e uma seca descomunal mas...a maternidade tem destas coisas e causa danos irreversíveis nas mulheres!
Tio Pescas, a culpa é toda tua!;) Obrigada mais uma vez pelo convite! Beijinhos**
P.S.: hummmmm agora não sei como é que isto se passa a outro e não ao mesmo mas eu gostava de passar a mensagem à minha amiga e cibermadrinha virtual Marta...
P.S.1: não sei de quem foi a ideia deste blog mas parabéns e está bem original!
P.S.2: viva o Benfica!

4 comentários:

Anónimo disse...

Dulcineia

Costumo fazer umas quadras com comentários jocosos,aos vossos artigos, para ver se consigo pôr um sorriso neste mundo cinzento.
Mas este teu artigo comoveu-me, pela sensibilidade nele contida, pelo sentido de responsabilidade pora com um ser indefeso que se pôs neste mundo cruel sem que o tenha pedido, e pelo teu orgulho na maternidade assumida.
Não seria capaz de aqui introduzir um motejo, pois é grande o respeito que me incutiu o teu desabafo.
Não sou poeta, apenas faço rimas à toa. Far-te-ia um poena lindíssimo, se fosse capaz, mas não me sinto habilitado a tal.
Por isso me vou limitar a colar aqui um belo poema feito há muitos anos por uma Bondosa Senhora amiga da minha família, e já falecida, enaltecendo o papel da mulher como mãe. Curiosamente, nunca teve filhos, acabando por adoptar uma menina que criou com todo o carinho.
Já deixei tal poema no Blog da Nocas, a propósito do seu bébé.
Mas não tenho outro para ti, e este bem pode ser dedicado a todas as mães, e aqui te fica.
Parabens e felicidades para o teu bébé que tem sorte em ter-te como mãe.Já aqui mostraste ser boa filha, e certamente vais saber ser boa mãe, repercutindo aliás no teu filho todo o amor que recebeste dos teus pais.

Anónimo disse...

SER MÃE


O QUE É SER MÃE, COMO O DEVER REQUER?
SER MÃE COM CORAÇÃO, CONSCIÊNCIA E AMOR?
SER MÃE, É A GLÓRIA DA MULHER,
A MAIS ALTA MISSÃO QUE DEUS LHE QUIS IMPÔR.

SER MÃE, É CAMINHAR SOBRE UM SARÇAL DE ESPINHOS,
MAS TER EM SEU REDOR TODO UM JARDIM FLORIDO,
BENDITA SEJA A MÃE QUE SABE ENTRE CARINHOS,
REPREENDER, GUIAR, O FILHO SEU QUERIDO.

SER MÃE, OH! SER MÃE… FELIZ QUEM SABE SÊ-LO!
TEM AMARGURAS SIM, MAS TEM MUITO DULÇÔR…
UM FILHO! OH TER UM FILHO! OH CORAÇÕES DE GELO,
OH MÃES QUE NÃO SENTIS O MATERNAL AMOR.

UM FILHO, A VOSSA CARNE, O VOSSO SENTIMENTO,
UM FILHO ACALENTADO AO COLO DUMA MÃE
É CERA MOLE E BRANDA AO SEU ENSINAMENTO;
ERGUEI AS MÃOS AO CÉU, ERGUÊ-LAS-Á TAMBÉM.

VÓS SOIS DO VOSSO FILHO EXEMPLO MODELAR;
SERÁ UM HERÓI, UM SANTO, É ÁGUIA AINDA IMPLUME,
ABRE-LHE AS ASAS, MÃE, ENSINA-O A VOAR…
VERÁS NO VÔO SEU, QUE GRANDE ALTURA ASSUME!

TU ÉS ESPELHO MÃE, LÁPIDA-LHES A ALMA,
INCUTE PAZ, AMOR, RESPEITO ENTRE OS IRMÃOS;
DÁ-LHE UMA VIDA SÃ, DÁ-LHE UMA VIDA CALMA,
E NÃO CALQUES ESSA FLOR QUE DEUS TE PÔS NAS MÃOS.

A VERDADEIRA MÃE, É O ANJO BOM DA TERRA,
A DEUSA DA FAMÍLIA, O CORAÇÃO DO LAR,
SANTA ISABEL, RAINHA! A APAZIGUAR A GUERRA,
REPREENSÕES NA BOCA, E BÊNÇÃOS MIL NO OLHAR…

A VERDADEIRA MÃE, DOS FILHOS SEUS É O MANTO,
COM O MAIS DELICADO E PURO DOS AMORE.
AMOR QUE A TODOS CERCA, AMOR PROFUNDO E SANTO,
MARIA, A MÃE DE DEUS! É MÃE DOS PECADORES!

Alf disse...

Olá e obrigado pelo teu post!

A ideia foi minha e da Nani e fico feliz a cada post/autor deste blog.

Já enviei convite por ti à tua convidada.

Se lhe quiseres dar uma palavrinha para ver se ela aceita e contribui rápido...

Obrigado

Anónimo disse...

Anouska no seu melhor!
Claro que quem está habituado a ler os seus textos já sabe que ela consegue sempre tocar dentro de nós.
Obrigado por teres aceite o convite e por seres a pessoa que és.
Beijocas para ti, abraço ao maricas (ups... marido LOL) e o Nequinhas tá na altura de começar a sair com o Ti Pescas para as gajas e bejecas!