segunda-feira, 8 de outubro de 2007

29

O primeiro de muitos apartes:
Eu não sou a Marta. Quer dizer, é mais ou menos como naquele anúncio ao leite, uma boa parte de mim é Marta. A Marta anda muito ocupada com o seu novo emprego, e não tendo tempo para isto passou-me a mim a batata quente que a Anouska lhe tinha passado. Portanto, se querem achar o derradeiro culpado (e preparem-se que este post é só sobre isso) para o que aí se segue, poupo-vos o trabalho: é a Marta.

O segundo de muitos apartes:
Eu sei que ninguém me perguntou nada e que provavelmente não querem saber e que no fim do texto vão tentar esquecer, mas o meu nome, obviamente não verdadeiro, é Toupeira.

O terceiro de muitos, provavelmente demasiados, apartes:
Não tenho blog, não sei fazer links, não busco exactidão factual, não sei espetar fotografias para ilustrar a cena, enfim, sou um granda nabo, um dos maiores, não só nisto como em quase toda a actividade a que me dedique, incluindo fazer xixi, que a minha mãe está-me sempre a dizer para limpar o tampo da sanita. E também tenho insónias o que quer dizer que nem para dormir tenho jeito. Sou tão mau a tudo que o meu silêncio é de esferovite e vale, no máximo, três palavras, todas monossilábicas.



FOI KAFKA QUEM CRIOU A MITOLOGIA DOS DEUSES DO OLIMPO!


Isto não é ficção:

"O senador Ernie Chamberes, do estado de Nebraska, abriu um processo contra Deus no condado de Douglas.
Conhecido por críticas aos cristãos, o democrata disse no processo, que abriu semana passada, que Deus gera medo e que é responsável por milhões de mortes e destruições pelo mundo. Segundo ele, Deus gerou “inundações, furacões horríveis e terríveis tornados”.
Chamberes comentou que Deus fez ameaças terroristas contra ele e os seus eleitores.
Conforme o senador, ele abriu o processo em Douglas porque Deus está em todos as partes."

Ora bem, o meu primeiro comentário é que acho isto perfeitamente injusto. Deus não é o único responsável. Depois de muito reflectir, fiz esta pequena lista de culpados a acrescentar ao processo:

- O Demo, Diabo, Santanás ou que quer que seja o nome dele, não me parece que esteja isento de culpas. Eu sei que ele é um anjo caído e que tem muita revolta, muita dor, mas quem cai, levanta-se. Ou então é o Cristiano Ronaldo e fica ali a fazer fita.

- A Eva, porque se não fosse ela a malta ainda andava a aborrecer-se no reino dos céus onde nada acontece. É claro que a Sepente ajudou e o Adão não resistiu, mas eu aprendi com alguns amigos benfiquistas que quando algo corre mal, a culpa é da mulher.


Depois, como ainda era cedo e ainda não tinha começado o Toca a Ganhar, lá reflecti mais um bocadinho e apercebi-me que a injustiça daquele processo era muito maior do que tinha pensado à primeira. É até insultuoso! Primeiro porque hoje em dia há mais religiões do que bons actores nos Morangos. Segundo, porque achei, após um longo e demorado processo de análise, aquele que será, para além de toda e qualquer dúvida razoável, o culpado disto tudo. Em relação ao primeiro ponto, choca-me a arrogância e sobranceria subliminarmente presente na acusação a Deus. É porque Alá não tem poder para causar coisas más só porque, discutivelmente, tem menos audiências? E os deuses Hindus? e Anúbis? E os deuses Gregos e a sua versão de sucesso, apesar de os críticos acharem que não passa de um plágio, os deuses Romanos? Ah, poizé, e ainda assim estou a esquecer-me de muitos outros nomes do mundo divino. Quanto ao segundo ponto, já lá vamos.

Pequeno aparte:

O que achariam se eu vos desse como presente de casamento um carro e respectivas chaves e depois vos proibisse de entrar lá dentro? e vos dissesse repetidamente para nunca sequer entrarem lá dentro? è claro que ao fim de algum tempo a malta metia-se dentro do carro e ala que se faz tarde, que isto até é um modelo de gama média alta, O que vocês não sabiam é que eu, como gajo simpático que sou, tinha armadilhado o carro à boa maneira mafiosa, e assim que abrissem a porta, CABUM! lá iam o carro, vocês, o vosso cão e tudo mais que estivesse por perto. Quando aparecesse a PJ acham que eles iam dizer que a culpa era de quem abriu a porta porque tinha sido avisado mais que uma vez para não o fazer? Se tal acontecesse seria, o mínimo, Kafkiano.

Vamos então ao segundo ponto que para quem está desse lado do monitor já deve estar mais distante e esquecido do que a última frase de jeito que esse grande querido do neo nazismo português, o Manuel Machado, disse, tendo em conta o cenário hipotético de que alguma vez isso possa ter acontecido. Era a minha reflexão sobre quem será o verdadeiro, o derradeiro, o príncipal culpado de todos os males do mundo, do Apito Dourado, da Casa Pia, do Cláudio Ramos não ser mudo, dos reality shows, do Belenenses não ter ganho ao Bayern, de não ter sido a Marta a escrever aqui em vez de mim, da velocidade da Internet nunca ser aquilo que dizem, dos dias de chuva, dos dias de sol, dos mosquitos, das velhas que ocupam o passeio todo e andam mais devagar do que o fisicamente possível, enfim, de todas as desgraças.

Mas antes, outro pequeno aparte:
Fiz um inquérito a algumas personalidades mundiais sobre quem eles achavam que poderia ser o Grande Responsável, cujas respostas aqui publico:

Bart Simpson - "Não fui eu"
Cláudio Ramos - "A Elsa Raposo"
Francisco Balsemão - "A TVI"
Mahmoud Ahmadinejad - "Os gays"
Sigmund Freud - "A minha mãe"
Albert Einstein - "É relativo"
Luís Filipe Vieira - "Pinto da Costa"
Francisco Louçã - "Os fascistas do capital"
O Príncipezinho - "Os adultos"
Pinto da Costa - "Rui Rio"
Bush - "O que quer dizer "responsável"?"

E agora, o Derradeiro Culpado Disto Tudo Segundo Toupeira:

Zeus! Porquê? Na versão que me contaram quando eu era chavaleco Zeus dá uma caixinha como prenda de casamento a uma tal de Pandora, mas diz-lhe para nunca a abrir. Quem é que quer uma caixa que não pode abrir? a utilidade da caixa é que dá para abrir e pôr coisas lá dentro! Passado algum tempo a Pandora lá foi cuscar a caixa e TUNGAS! lá vão todas as enfermidades conhecidas a voar por ali a fora. Desculpem, mas é bem pior do que o meu carro armadilhado.
OK, eu sei que a versão oficial deste acontecimento verídico é um pouco diferente, mas no essencial é como a Coca Cola Zero: Sabe igual! Zeus criou a caixa cheia de coisas más lá dentro e manda-a cá para baixo onde não havia nem morte, nem doença, nem o Socrates. Também não havia mulheres, mas uma desgraça nunca vem só.


Moral da história?
Não me convidem para o vosso casamento.

Último aparte:

A pedido da Marta, o próximo post vai para.....

a Sara em http://amagodaalma.blogspot.com/

4 comentários:

Anónimo disse...

excelente teoria da conspiração !
excelente inquerito...

aconselho a subtemer-se á tortura de criar um blog.

marta cs disse...

Eheheheh! Ainda bem que passei a batata quente! És o maior!!!

Anónimo disse...

lowendziz:
Quem disse que é uma teoria?
É a mais pura das verdades, Garanto! As únicas coisas que não são verdade ali são:
"Sepente" é um inteligente disfarce de "Serpente" e o "manuel machado" é na realidade o "mário machado".E quaisquer outras imprecisões são na realidade brilhantes artíficios da subversão da realidade...(not)

marta:
équiés!
(foge antes que a malta te apanhe)

Anónimo disse...

Toupas... no comments LOL
Abraçada