Parece-me ser uma questão que faz parte do nosso dia-a-dia.E gostava e saber o que vocês pensam sobre isso.
Beijos a todos e um Xi especial à Leo que me convidou a fazer parte deste blog.
Já repararam que na maioria das vezes o que nós falamos não é compreendido com o sentido que damos às palavras...Não é frustrante quando isso acontece?
Mas acontece tantas vezes....Penso que a falha de comunicação entre as pessoas resulta em grandes problemas no nosso dia a dia. Chega ao cúmulo de termos duas pessoas que defendem os mesmos valores..mas que não "falam a mesma língua" e por isso desentendem-se.
A expressão facial, o tom que empregamos..até um sorriso no canto da boca...tudo tem várias interpretações.
E o que vamos conversar neste texto é isso mesmo:"Afinal o que é que verdadeiramente condiciona a comunicação entre as pessoas?"
Quantas vezes ouvimos dizer que "as pessoas só ouvem o que lhes interessa?"
Vocês têm noção da inteligência que tinhamos que ter para podermos comunicar uns com os outros na perfeição? Tinhamos que ter infinitas maneiras de falar com o Outro dependendo sempre de quem estivesse à nossa frente! Tinhamos que ter informação de background muito completa de modo a sabermos a melhor maneira de comunicarmos.Ou seja...Camaleão é a palavra de ordem.
Adaptação ao meio e às pessoas que nos rodeiam começa a ser imprescindível numa sociedade que se quer cada vez mais"Toda diferente/Toda igual", em que as pessoas gostam de se apresentar originais...mas curiosamente cada vez mais se desentendem.
Podemos ver isso pelas taxas de divórcio e de separações...é só um exemplo...outro exemplo é um atendimento cada vez mais "esquisito" nas lojas com balcões ao público.A forma como cada um comunica acaba por funcionar como espelho. É isso que me tenho apercebido ao longo do tempo. Com os problemas que temos no nosso dia a dia, um egoísmo cada vez mais marcado nas nossas personalidades e a falta de vontade de querer saber mais, estudar mais ou até sermos pessoas melhores, faz com que a arrogância e a ignorância andem de mãos dadas pelas ruas do nosso país.
As pessoas passaram de simples trabalhadoras sem escolaridade, a simples (des)empregadas ignorantes e arrogantes, convencidas de que tudo sabem e pouco aprendem. Convencidas de que a única lição que lhes basta são as agruras da vida e que isso lhes confere curriculum suficiente para baterem no peito e dizerem que viveram.
O que falta para haver uma linguagem universal?Há quem diga que isso é utópico. Que existem demasiados condicionantes para que uma pessoa fale e as outras ouçam exactamente o que a pessoa quer dizer com aquelas palavras.
Pois eu digo que é possível. E que a única coisa que é necessária denomina-se Humildade. Humildade para ouvirmos...simplesmente ouvirmos sem fazer qualquer juízo de valor.Porque só a Humildade nos ensina a ouvir. Porque nos mostra como somos pequeninos e como sabemos tão pouco da vida uns dos outros...E por isso neste Blog irei mostrar-vos várias formas de comunicação através de textos, poesia ou até letras de músicas..Porque comunicar aqui é a palavra de ordem num País em que as pessoas falam sozinhas.
E a propósito deste texto e passando a Palavra, deixo-vos com um poema da minha Grande Amiga FarmHouse, "Palavras", e que eu convido também a participar neste blog.(Miga te adoro)http://farmhouseoldschoolband.spaces.live.com/
Palavras
"Palavrasque se soltam do tempo...
Inexistente
e algo insistente,
em se tornarem em algo consistente
no teor da minha mente...No fundo
continua na dormente hesitação,
na constante confusão
e numa enorme excitação...
Vejamos outro lado da questão!
Se vierem sem uma missão
e sem um senão,
a magia passa para outra dimensão
e perde uma série de possíveis,
agora invisíveis,
mas de certeza invencíveis
e perceptíveis.
Palavras...Sim, vou dar!
Queres trocar?
Podes simplesmente aceitar!...
http://nocturnaldarkwolf.blogspot.com/